Entrar

Questão sobre Atletismo: Introdução

Educação Física

Originais Teachy

Atletismo: Introdução

Difícil

(Originais Teachy 2024) - Questão Difícil de Educação Física

O atletismo, uma das mais antigas formas de competição, compreende uma variedade de eventos que testam diferentes habilidades físicas dos atletas. Desde os esforços rápidos e explosivos exigidos nas corridas de velocidade, até a força e a técnica necessárias nos lançamentos e saltos, o atletismo é uma atividade que promove o desenvolvimento integral do corpo. Além disso, cada modalidade apresenta regras específicas que visam garantir a segurança dos competidores e a igualdade de condições na avaliação de suas performances. Considere o seguinte trecho de um manual de atletismo: 'Nas provas de lançamento de dardo, o atleta deve manter-se dentro do corredor de lançamento, não ultrapassando as linhas demarcatórias, para que o arremesso seja considerado válido. A distância é medida do ponto de impacto inicial no solo até a linha central do corredor de lançamento.' Com base na descrição fornecida e em conhecimentos sobre as regras do atletismo, avalie as condições necessárias para a execução correta e aferição do lançamento de dardo e identifique os princípios físicos envolvidos, que influenciam a trajetória do dardo após o lançamento e a importância desses princípios para a segurança dos participantes.
a.
Para que o lançamento de dardo seja considerado válido, a distância deve ser medida do ponto de impacto inicial até a linha lateral do corredor de lançamento.
b.
No lançamento de dardo, a técnica correta exige que o atleta segure o dardo pela extremidade oposta à ponta, para aumentar o alcance do lançamento.
c.
O lançamento de dardo no atletismo exige que o atleta respeite as regras de posicionamento e execução do movimento, além de compreender os princípios físicos que regem a trajetória do dardo, para maximizar a distância e garantir a segurança durante a competição.
d.
As regras do lançamento de dardo permitem que o atleta ultrapasse as linhas demarcatórias do corredor de lançamento, desde que esteja dentro do espaço designado para a competição.
e.
A segurança no lançamento de dardo é assegurada principalmente pela presença de juízes e não tanto pelas regras específicas de posicionamento e execução do movimento.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

O judô, uma arte marcial que se originou no Japão, é uma prática que vai além do mero combate físico, envolvendo uma filosofia e um sistema ético. Jigoro Kano, seu fundador, criou um sistema de cinturões que representa o nível de habilidade e compreensão do praticante. Além disso, o judô é regido por um conjunto de regras e pontuações que visam promover a segurança e a eficiência dos movimentos. Com base nesse contexto, descreva o significado e a progressão do sistema de cinturões no judô, e explique a importância das regras e pontuações no contexto da prática e do ensino desse esporte.

Judô

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

A ginástica de condicionamento físico tem um papel fundamental na promoção da saúde e no desenvolvimento de habilidades motoras. Ao projetar um programa de treinamento, é essencial compreender os princípios do treinamento de força, resistência e flexibilidade para otimizar o desempenho e minimizar o risco de lesões. Com base nisso, imagine que você é o instrutor de um grupo de adolescentes atletas diversificados, incluindo corredores de longa distância, nadadores e jogadores de basquete, e deseja criar um programa único que atenda às necessidades específicas de cada grupo. (1) Discuta como você iria diferenciar o treinamento de força e resistência entre esses três grupos, considerando os padrões de movimento e a demanda energética de suas respectivas atividades esportivas. (2) Explique a importância da flexibilidade e como você integraria exercícios de flexibilidade em um programa de treinamento de condicionamento físico, observando as possíveis consequências de uma flexibilidade inadequada no desempenho esportivo e na prevenção de lesões.

Ginástica de Condicionamento Físico

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

O handebol, hoje praticado em mais de 180 países e uma das modalidades esportivas mais populares, possui uma rica história que remonta ao final do século XIX. Durante uma partida, é comum que os jogadores enfrentem situações que exijam rápidas tomadas de decisão e uma compreensão profunda das regras do jogo. Considerando um cenário onde um jogador, após receber um passe, se encontra na linha de sete metros, e a equipe adversária está alinhada defensivamente na sua área do goleiro, o atleta deve avaliar qual a melhor ação a executar. Neste contexto, analisando a configuração da defesa e o regulamento do esporte, qual seria a jogada mais vantajosa para o jogador que visa realizar um arremesso com a maior probabilidade de sucesso?

Handebol

Questão icon

Questão

Dificuldade Muito Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante a aula de Educação Física, um grupo de alunos do 6º ano está aprendendo sobre esportes técnicos combinatórios, que envolvem a combinação de elementos técnicos, como saltos, giros e acrobacias, em uma sequência que deve ser realizada sem falhas. Considerando o conhecimento sobre física, os alunos devem analisar a sequência de um atleta que realiza um salto triplo carpado, seguido de dois rolamentos e, por fim, um aterrisagem de costas. A força da gravidade pode ser considerada constante e igual a 9,8 m/s^2. Utilizando a equação de Torricelli (Vf^2 = Vi^2 + 2a*d) e sabendo que a aceleração inicial do atleta é 0 m/s^2, crie uma questão que envolva a aplicação da equação de Torricelli para determinar a velocidade final do atleta no momento da aterrisagem. A questão deve incluir a necessidade de calcular a altura máxima alcançada pelo atleta durante o salto triplo carpado. Além disso, os alunos devem justificar como a aplicação da física pode contribuir para a compreensão e aprimoramento das habilidades necessárias para a prática segura e eficiente desses movimentos no contexto esportivo.

Esportes Técnico-Combinatórios • 'EF67EF03, EF67EF04'

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies